Sobre o Cineclube IESB

A cultura audiovisual é agressivamente impactante na formação das pessoas nos dias de hoje. Uma parte muito grande do que aprendemos em termos de história, geografia, ética e estética vem da cultura audiovisual, seja pelo cinema, pela tv ou pela internet. Porém, não existe ainda uma educação formal em torno disso. As crianças vêem muitos filmes e não lêem quase nenhum livro. No entanto, continuamos tendo aulas regulares de literatura na escola, mas não de cinema. A linguagem audiovisual pode ser bastante complexa e até mesmo capciosa, e é fundamental que as pessoas saibam como “ler” filmes e vídeos. O cineclube IESB está vinculado ao curso de cinema da faculdade, e serve como extensão, para os alunos e para a comunidade cinefílica da cidade, de um entendimento sobre a história do cinema. Exibimos filmes de todos os lugares, todas as épocas e todos os gêneros, tentando promover um material abrangente, cuja qualidade fílmica é sempre o único critério em comum. O cineclube, portanto, tem também esta função: cultivar o próprio cineasta e o cinéfilo, apresentar as diversas formas de cinema produzidas em lugares e épocas diferentes, estimular sua criatividade e mostrar a importância de conhecer o cinema para se realizá-lo com inovação.

Diretrizes CINECLUBEIESB:

1 – Nosso cineclube é gratuito e aberto a todos!

2 – Nosso cineclube acontece na sala de cinema do IESB, com as confortáveis poltronas que proporcionarão uma respeitável experiência cinematográfica.

3 – Nosso cineclube se divide em dois dias e horários diferentes, com programas bastante diversos entre si, a partir dos seguintes conceitos:

Programação de quinta – 11h (TÓPICOS ALTERNATIVOS DE CINEMA): a programação da sessão de quinta será voltada para cinemas que se situam fora dos círculos tradicionais de debate, buscando áreas periféricas – mas não menos importantes – que envolvam a produção audiovisual, como o cinema surrealista, a ficção científica, o primeiro cinema, as vanguardas modernas, relações entre o cinema e outras formas de arte, entre outros. O objetivo desta seleção é trazer ao escopo dos debates um olhar criterioso para estas manifestações audiovisuais que são muitas vezes levianamente ignoradas/subestimadas.

Programação de sábado – 16h (PROGRAMA ESPECIAL): a programação de sábado conta apenas com um programa que é desenvolvido a fundo, com estimulantes debates feitos com os professores do IESB e especialistas convidados de fora da faculdade. A programação de sábado é sempre voltada para um cinema atual e relevante para a inovação no cinema. Nesta temporada voltamos os olhos para a elaborada produção oriental contemporânea e procuraremos entender porque eles são a única vanguarda do cinema de nossos dias.

4 – A programação de sábado terá sempre um especialista convidado para debater o filme com os convivas presentes. A apresentação é filmada e serão postados sempre vídeos com o melhor desses debates. Entre nossos convidados incluem-se pesquisadores, cineastas, cinéfilos, críticos, jornalistas, etc.

5 – Nosso cineclube se localiza na UNIDADE ASA SUL do IESB. Bloco B, térreo, na SALA DE CINEMA. 6 – Ajude a divulgar nosso cineclube! Passe esse blog adiante e também nos siga no twitter: @cineclubeiesb

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: