Textos sobre faroeste

Já que estamos em meio a um pequeno ciclo bastante significativo e memorável sobre o gênero do faroeste, vale postar alguma coisa que foi escrita sobre o gênero, para que possamos aprofundar os estudos.

O filme de amanhã – O HOMEM DO OESTE – esteve presente nos famosos ensaios que o pai da crítica moderna francesa André Bazin escreveu sobre o western nos anos 50. Aqui neste link você terá acesso ao download destes textos fundamentais:

André Bazin – Três ensaios sobre faroeste

Meu interesse pelo gênero do faroeste é longínquo, o que acabou levando a um interesse sobre a história dos EUA e como as relações entre fato, mito, nação e cultura midiática se entrecruzam dentro do fenômeno do faroeste. Na semana passada vimos o o clássico “Paixão dos fortes”, do mestre John Ford. No ensaio abaixo escrevo sobre outro filme dele, ainda mais famoso: o altemente simbólico “Rastros de ódio”. Para quem quiser dar uma olhada, segue o link da publicação e, em seguida o resumo do artigo.

A dessimbolização do faroeste – Ciro Inácio Marcondes

O faroeste é um gênero cinematográfico que sempre primou por dualidades bem claras, procurando distinguir a civilização e a selvageria através de arquétipos que cumprem funções bem estabelecidas no projeto civilizatório norte-americano. Rastros de Ódio, filme de John Ford de 1956, reinaugura a tradição do faroeste revertendo esses princípios e estabelecendo espaços simbólicos diferenciais a partir de motivos abstratos como o conflito, a fuga e a busca. Nessa nova configuração, o que se pensa dominante na verdade é dominado por um discurso velado, que fala através de um lócus anterior. Índios, cowboys, mestiços, mexicanos e outros se misturam em instâncias em que, pensando estar cultivando um determinado discurso, na verdade projetam a fala do outro. Este ventriloquismo étnico é o que desloca as verdadeiras fronteiras simbólicas com que esses personagens se deparam, exibindo uma América que se identifica pela negatividade. 

CIM

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: