#Texto – Seminário 25/11: Da Juventude Transviada a Juventude Plugada

Texto de Bruno Campos sobre o seminário “Da juventude transviada à juventude plugada: (Re) atualização da linguagem cinematográfica e conquista de novos atores e públicos” que rolou hoje no Kubitscheck Plaza. E vambora!

Tânia Montoro, professora e pesquisa Dora da Universidade de Brasília, coordenou o seminário realizado nessa sexta-feira, 25 de novembro, no Kubitscheck Plaza Hotel às 14 horas. Junto a ela estavam o professor de cinema da UnB Michael Peixoto e os cineastas André Kloetzel e Laís Bodansky. O tema: a juventude e o cinema. O auditório estava cheio.

Cheguei ao seminário com uma hora de atraso, o tema da juventude já estava sendo bem abordado. A primeira coisa a ouvir foi a questão que dá o nome ao seminário. A juventude de hoje (“nova geração”) não é mais alheia ao que se passa no mundo, e não se permitem mais ser assim. Laís Bodansky enfocou seu discurso em seu último filme “As Melhores Coisas do Mundo”, um filme sobre adolescentes brasileiros para adolescentes brasileiros. A diretora chama atenção que os filmes, em sua maioria americanos, sobre jovens não retratam a juventude brasileira e sim a juventude daquele local. O filme teve esse propósito de encarar a adolescência como é na realidade brasileira sem floreios. Laís destrincha todo seu processo de produção do longa, eventualmente comparando com seus dois filmes anteriores:” Bicho de Sete Cabeças” e “Chega de Saudade,. Falou sobre o processo de seleção de atores (na qual a grande sensação teen da música brasileira atual, Fiuk, foi revelado), os filmes que viram para se inspirar, conversas com milhares de adolescentes para saber sobre suas histórias, debate do roteiro, escolha da trilha musical e até o nome do filme.

Em seguida, André Kloetzel discursou sobre o processo de divulgação do seu filme “Reflexões de um Liquidificador”. Explicou que foi um longa-metragem de baixo orçamento, com um público-alvo mais direcionado ao espectador mais acostumado com a linguagem cinematográfica. Seu método de exibição foi criar um evento- acontecimento durante a divulgação de seu filme pelas cidades. Combinava uma sala de cinema exclusiva com o exibidor e garantia a quantia mínima necessária para o lucro dele, a partir daí possuía cerca de 90% do valor do ingresso e autonomia para definir o preço. Em São Paulo antes das exibições ele fornecia um show de Stand-Up Comedy na própria seção, além de passar curtas novos paulistanos antes do filme. Com poucas cópias feitas saiu divulgando pelas cidades em datas mais vantajosas, em alguns lugares foi bem sucedido, noutros não. O diretor depois tocou em assuntos que tornaram o debate mais caloroso e se estenderam até o final.

André, Laís e Tânia debateram sobre a burocracia no cinema, fizeram críticas à Ancine e reconheceram o que já melhorou, falaram do descaso com as produções brasileiras onde filmes, de diretores como Eliane Caffé, que hoje só fazem 2.000 espectadores, os novos caminhos do cinema, deram conselhos para os cineastas universitários. O debate que parecia se tornar cada vez mais caloroso ao avanço na profundidade do tema e choques de opiniões acabou emocionante quando Laís encontrou seu professor da época de faculdade e sua colega na platéia.

Da juventude transviada à juventude plugada: (Re) atualização da linguagem cinematográfica e conquista de novos atores e públicos.

A juventude no cinema: Memórias transviadas de uma história transmutada, Tânia Montoro (coordenação)

De Bicho de Sete CabeçasMelhores Coisas do Mundo, cineasta Laís Bodansky

A autoria no jovem cinema brasileiro, professor de cinema na UnB Michael Peixoto.

Memórias de um Liquidificador, cineasta André Kloetzel

Por Bruno Lôbo Campos
Aluno de Cinema e Mídias Digitais – 6º Semestre
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: