CINECLUBEIESB Temporada 2010/02, #01: Cinema Moderno Italiano “Fellini 8 e 1/2”

This slideshow requires JavaScript.

Seguindo o sucesso da apresentação dos filmes do cinema moderno francês (nouvelle vague) na temporada passada, faremos uma pequena visita a obras importantes de um cinema arrojado, autoral e provocativo elaborado pelos italianos durante a década de 60. A influência de nomes como Fellini, Antonioni, Pasolini, Dino Risi, Monicelli, Ettore Scola, Lina Wertmuller e outros continua patente no cinema contemporâneo, provando que a escola moderna italiana realizou uma duradoura experiência de remodelagem do cinema.

12/08: 8 e ½ (Otto e mezzo, Federico Fellini. Itália, 1963, 135 min. Classificação: 14 anos) – Obra maior do maior cineasta italiano e uma das mais importantes da história do cinema, 8 e ½ é o mais autobiográfico filme de Fellini. Na pele de Marcelo Mastroianni, o diretor revisita suas angústias com arrojada mistura de delírio, diálogos mordazes e cruel crítica ao showbizz italiano.

Convidado especial para o debate: Anderson Melo é professor nas áreas de cinema, literatura e multimeios, e atualmente desenvolve pesquisa de mestrado na Universidade de Brasília sobre a poética cinematográfica de Federico Fellini.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: