CINECLUBEIESB 2010/01 #19: CLÁSSICOS DA ANIMAÇÃO OCIDENTAL – “FANTASIA”, Walt Disney, 1940.

Para finalizar a temporada 2010/01 do nosso já tradicional CINECLUBEIESB, exibiremos dois filmes representativos da animação ocidental, em contraposição ao programa sobre o animé na temporada 2009/02. Discutiremos de que maneira a animação, desde seus primórdios, se propôs a ser uma alternativa pungente ao cinema naturalista e referencial, abrindo espaço para representações experimentais, poéticas, musicais, líricas, absurdas, surreais.

Nesta quinta, 24/06, FANTASIA (1940), o ousado projeto de ópera animada de Disney, clássico imortal, inicia nosso debate. Usando obras essenciais da música barroca (Bach), romântica (Tchaikovsky) e moderna (Stravinsky), Disney, no auge de seu gênio, elaborou uma arrojada concepção visual e cinematográfica para escapar ao previsivo cinema da época. Ainda não superado, FANTASIA mistura o balé, a ópera, a animação de vanguarda, o cartoon e a música para emocionar o espectador em suas propriedades ainda essenciais.

Na última quinta, (01/07), encerramos a temporada com o filme de animação francês/tcheco O PLANETA FANTÁSTICO, de 1973, clássico de vanguarda de René Laloux. Afeito a exóticas texturas de animação, Laloux adaptou para as telas uma curiosa história da ficção científica em que os seres humanos não passam de animais de estimação para uma sociedade de gigantes céticos e impessoais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: